Segundo o DSM-5 (Diagnostic and Statistical Manual – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ª Edição) da Associação Americana de Psiquiatria, “os transtornos do neurodesenvolvimento" são um grupo de condições com início no período do desenvolvimento”. Estes transtornos se manifestam tipicamente cedo no desenvolvimento, em geral antes de a criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência. É frequente a ocorrência de mais de um transtorno do neurodesenvolvimento; por exemplo, indivíduos com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual), e muitas crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) apresentam também um transtorno específico da aprendizagem. No caso de alguns transtornos, a apresentação clínica inclui sintomas tanto de excesso quanto de déficits e atrasos em atingir os marcos esperados. O atraso global do desenvolvimento, como o nome implica, é diagnosticado quando um indivíduo não atinge os marcos do desenvolvimento esperados em várias áreas do funcionamento intelectual. Esse diagnóstico é utilizado para indivíduos que estão incapacitados de participar de avaliações sistemáticas do funcionamento intelectual, incluindo crianças jovens demais para participar de testes padronizados (DSM-5, 2014).
Fonte:
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 /[American Psychiatric Association; 5. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2014.